A história do Barão de Mauá, contada em exposição
De 20 de Outubro a 11 de Dezembro de 2011 acontece em Belo Horizonte a exposição Barão de Mauá – O empreendedor, que resgata a trajetória de um dos principais atores do capitalismo brasileiro, no século XIX: Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), homem arrojado, dotado de visão de conjunto, capaz de sempre se lançar aos novos desafios em diversas áreas de atuação. Grande industrial, banqueiro e diplomata, Mauá despertou admiração, rancor, respeito e inveja de seus contemporâneos.
Pioneiro nas áreas da indústria, iluminação pública, ferrovia e rodovia, Mauá não foi compreendido pela sociedade rural e escravocrata de seu tempo, mas nem por isso deixou de colocar em prática suas idéias e investimentos visando obter sucesso e também o progresso do País.
A mostra, que tem patrocínio da Dana e do Banco Daycoval, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, conta com acervo de fotos, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos que contam a história desse grande empreendedor. Inspirada em livro homônimo, resultado de pesquisa realizada pelo escritor e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição tem curadoria do designer Victor Burton, também responsável pelo projeto gráfico do livro.
“Barão de Mauá – O Empreendedor” depois de ter passado pelo Rio de Janeiro, por Fortaleza e Recife, a exposição percorre ainda Porto Alegre (19 de Julho a 21 de Agosto), São Paulo (01 de Setembro a 10 de Outubro) e Belo Horizonte (20 de Outubro a 11 de Dezembro de 2011).
À frente do seu tempo, Irineu Evangelista, o Barão e Visconde de Mauá, como ficou conhecido, antecipou características fundamentais ao capitalismo dos dias de hoje: a valorização da mão-de-obra e o investimento em tecnologia. Símbolo de uma época, Mauá foi empresário e empreendedor e não só estimulou como participou de mudanças cruciais para o País, que, de escravocrata, rural e monárquico, passou a ser uma sociedade moderna, republicana e industrial. A mostra a ser aberta no Memorial do Rio Grande do Sul, no Banco Daycoval e no Museu de Artes e Oficios, é uma verdadeira viagem à época de Mauá.
Serviço
- Exposição “Barão de Mauá – O empreendedor” em Belo Horizonte
– De 20 de Outubro a 11 de Dezembro de 2011
– no Museu de Artes e Ofícios
– Terça e Sexta das 12h às 19h
– Quarta e Quinta das 12h às 21h
– Sábados, Domingos e feriados das 11h às 17h
– Agendamento de visitas guiadas 55 31 3248-8600
- Museu de Artes e Ofícios
– Praça Rui Barbosa s/n (Praça da Estação), Centro
– Belo Horizonte – Minas Gerais
– Como chegar (Exibir mapa ampliado)
– www.mao.com.br
– info@mao.org.br
Ficha Técnica
- Curadoria: Denise Carvalho e Gilberto Maringoni
- Texto: Gilberto Maringoni
- Revisão de texto: Eveline Maria
- Coordenação de Produção: Luiza Thesin
- Produção: Luciana Cunha
- Assistente de produção: Ana Julia Montanara, Keila Gisele e Natacha Marcatto
- Projeto Expográfico: Juliana Augusta Vieira
- Montagem: Reginaldo Gomes – Phill
- Diagramação: Fernando de Sousa Lima
- Produção: Aori Produções Culturais
- Patrocínio: Banco Daycoval e Dana
- Apoio: Ministério da Cultura e Governo Federal.